Mostra da Faculdade Sapiens apresenta soluções criativas e sustentáveis desenvolvidas por acadêmicos

27/09/2018   ·    Notícias

Acadêmicos apresentam soluções sustentáveis na Mostra Acadêmica da Faculdade Sapiens, realizada na noite desta quarta-feira (26), marcou o encerramento dos Blox trabalhados nos 12 cursos da instituição no bimestre vigente. A ideia era que os acadêmicos apresentassem soluções para problemáticas propostas pelos professores. O resultado foi uma exposição de projetos criativos e sustentáveis nas mais diversas áreas do conhecimento.

Um dos exemplos dessa criatividade é o protótipo de um aquecedor solar de baixo curso feito com material reciclado, que foi apresentado por um grupo de alunos dos cursos de Engenharia da Produção, Computação e Civil.

Entre os materiais utilizados, estão uma placa de MDF, caixas de leite e garrafas PET. “A ideia era criar algo 100% com produtos reciclados”, explica Emanuel Fernandes, acadêmico do 2º período de Engenharia Civil. Ele explica, ainda, que a água passa entra pelo sistema em temperatura ambiente e, conforme vai circulando, a água vai aquecendo.

Outro projeto que chamou a atenção na feira foi o projeto de automação residencial criado a partir de componentes de baixo custo, “fazendo com que se consiga controlar o máximo de periféricos em uma casa de forma simples, onde o próprio usuário consiga configura-lo e expandir para a casa inteira”, explica Rodrigo Sales, concluinte do curso de Sistemas de Informação.

O projeto prevê, ainda, que toda a casa possa ser controlada por meio de tabletes e celulares, de qualquer lugar que o proprietário da casa esteja. E, ainda, a possibilidade de “ensinar” a casa determinadas rotinas, como acender ou desligar as luzes em determinados horários quando a família estiver viajando, por exemplo, dando sempre a impressão de que já gente em casa.

Rodrigo conta que o projeto está 60% concluído e que, ao finalizar, tem a intenção de criar um modelo de negócio para comercialização do protótipo.

No curso de pedagogia, acadêmicos apresentaram jogos educativos e de baixo custo para serem utilizados em salas de aula, utilizando as metodologias ativas, proporcionando um aprendizado multidisciplinar em uma mesma atividade.

Jogos de caça palavras, de montar, jogos de dado e maquetes lúdicas sobre a história de Rondônia foram alguns dos itens apresentados.

Do Núcleo de Gestão, um dos artigos apresentados pelos acadêmicos foi a viabilidade econômica-financeira da soja, caracterizando o produto quanto ao comportamento de compra e mercado atuante. O estudo apresentou a importância da soja para a economia brasileira e, diante da representatividade mundial, concluiu-se que seu preço no mercado interno sofre grande influência do mercado externo, estando entre os fatores a cotação da Bolsa de Chicago, prêmio de exportação, despesas portuárias, frete, câmbio, entre outros.

Desta forma, salienta-se que saber realizar o cálculo e como utiliza-lo é um diferencial para o produtor e para outros agentes de negócios que querem compreender as movimentações do mercado da soja no Brasil.

Confira abaixo um pouco do que rolou na mostra acadêmica da Faculdade Sapiens:

Clique fora do campo ou botão para fechar