História

A Faculdade Sapiens iniciou suas atividades em Porto Velho em maio de 2001 – tendo como mantenedora a Einstein Instituição de Ensino Ltda, como Faculdade de Porto Velho – FIP, autorizada pela Portaria Ministerial nº 991, de 17/05/2001 e publicada no Diário Oficial da União em 22 de maio de 2001.

De lá para cá, muita coisa mudou, a faculdade cresceu, evoluiu e expandiu. Hoje são 12 cursos em plena atividade, nas áreas de Negócios, Engenharia, Pedagogia e Tecnologia, aliando o que há de mais moderno em ferramentas de ensino e professores titulados e atuantes no mercado de trabalho, fazendo com que a teoria e a prática caminhem lado a lado na formação de profissionais de sucesso.

Conheça essa história:

— Em 15 de julho de 2001 a Faculdade realizou seu primeiro vestibular, oferecendo 500 vagas para os cursos de Administração com Habilitação em Marketing, Recursos Humanos e Análise de Sistemas (Portaria de Autorização nº 991, de 17/05/01); e Pedagogia (Portaria de Autorização nº 1.144, de 11/06/01)

— Em 18 de julho 2002, por meio da Portaria de Autorização nº 2079, publicado no D.O.U. de 19 de julho de 2002, foi autorizado o funcionamento do Curso de Bacharelado de Sistemas de Informação, realizando o vestibular no dia 11/08/02.

— O reconhecimento dos cursos ocorreu em 2005, por meio dos seguintes atos do Ministério da Educação: Administração (Portaria nº 3084, de 09/09/05, D.O.U, de 12/09/05); Pedagogia (Portaria nº 3218, D.O.U de 21/09/05) e Sistemas de Informação (Portaria nº 3082, de 09/09/05, D.O.U de 12/09/2005).

Em sete anos de funcionamento a Faculdade formou mais de 787 profissionais, bacharéis em Administração e Sistemas de Informação e licenciados em Pedagogia.

Todos os cursos oferecidos até então pela instituição foram validados pelo MEC antes da formatura das primeiras, resultado da excelência do trabalho das equipes de dirigentes, coordenadores de curso e corpo docente e técnico-administrativo da instituição.

— Implementando sua política de Educação Continuada, a Faculdade Sapiens tem oferecido desde 2002 diversos cursos de Pós-Graduação. Atualmente oferta pós em Gestão Educacional, Psicopedagogia e Metodologia do Ensino Supeior.

— Em julho de 2004 a constituiu a sua Comissão Própria de Avaliação – CPA, um instrumento valioso de avaliação, concretizando um processo contínuo de conhecimento da realidade interna, elementos essenciais para ações corretivas e preventivas que garantam o sucesso e o melhor desempenho da Instituição.

— Em outubro de 2007 recebeu a visita de uma Comissão de Especialistas do Ministério da Educação para avaliação institucional dos quesitos organização didático-pedagógica, instalações e corpo docente, obtendo a nota 4 (numa escala de 0 a 5).

— Com os cursos de graduação consolidados, a Faculdade buscou em 2008 atingir mais uma meta no seu compromisso com a gestão educacional de qualidade ao firmar parceira com a Fundação Getúlio Vargas, uma das melhores instituições de ensino do Brasil.

— Em 2009, como resultado desta parceria, a instituição passou por uma rigorosa avaliação e alcançou a Certificação de Qualidade FGV para o Curso de Administração.

— Neste processo de mudanças, a instituição passou a chamar-se Faculdade Porto, assinando uma nova marca, com característica marcante, tornando-se mais simples, de fácil leitura e rápida percepção.

— Em 2017 foi credenciada a Escola Superior de Engenharia, Portaria nº 1.019, de 23 de agosto de 2017, com os cursos bacharelados  de Engenharia da Computação, Engenharia da Produção,  Engenharia Ambiental e Engenharia Civil,  todos com a Portaria nº 992, de 19 de setembro de 2017.

— No mesmo ano foi credenciada também a Escola Superior de Gestão e Negócios, Portaria nº 637, de 17 de maio de 2017, com os cursos de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Tecnólogo em Marketing, Tecnólogo em Comércio Exterior e Tecnólogo em Jogos Digitais, assim como o Bacharelado em Ciências Contábeis, todos  pela Portaria nº  481, de 29 de maio de 2017.

— Em 2018 a Sapiens adotou metodologia Blox, que permite aos acadêmicos montarem suas grades com base nas suas habilidades e competências, e ainda assim desenvolverem todas as áreas importantes na sua formação profissional. Os cursos passam a ser divididos em ciclos, com duração de aproximadamente 2 meses. Desta forma, novos alunos podem ingressar a cada semestre.

A Faculdade Sapiens conta com corpo docente titulado (doutores, mestres e especialistas) com vasta experiência em seus campos de atuação. Sua estrutura representa uma clara evidência da preocupação da Instituição com a qualidade de ensino e atende ao perfeito convívio e integração de toda a comunidade acadêmica em suas diversas atividades, possibilitando o melhor desenvolvimento do aprendizado e/ou pesquisa.

As modernas instalações, com salas de aula climatizadas, laboratórios equipados, biblioteca dotada de vasto acervo de livros e periódicos, sala de metodologias ativas, espaço maker e o apoio da Internet são alguns dos recursos que a Faculdade Sapiens disponibiliza aos seus acadêmicos, visando colaborar para uma formação profissional competente, tornando-os aptos a um mercado cada vez mais exigente.

Clique fora do campo ou botão para fechar