Extensão

NUPPEX

O Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão – NUPPEX é um órgão suplementar e de apoio e suporte as atividades acadêmico-pedagógicas da Faculdade Sapiens. O NUPPEX é responsável pelo planejamento e gestão de atividades voltadas a Pesquisa e Extensão na IES.

O que é a Extensão Universitária?

A Extensão Universitária é “quando a academia superior entra em contato com a comunidade” e cumpre importantes papéis do Ensino Superior no Brasil:

Tornar os centros de estudo universitários em espaços de mudança social, desenvolvimento e fomento da democracia;

Aproximar estudantes da realidade social em que estarão inseridos na condição de formados já durante a graduação;

Promover o empreendedorismo, a inovação, a ação social no corpo docente, discente e na IES como um todo;

Fomentar a pesquisa e modificar as formas do ensino.

Desta forma, praticar a extensão é como podemos sair da experiência da sala de aula para uma experiência – didática e controlada – fora da sala de aula, relacionando-se com a sociedade, com nossos futuros parceiros ou clientes e começar a compreender como são “na prática” as possibilidades de atuação antes de sermos formados.

Na nossa legislação educacional brasileira, a Extensão é definida como objetivo do Ensino Superior:

“Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.”

A extensão é importante momento de nossa formação e está presente na educação brasileira desde “sempre”. Nossa Legislação garante esta ação formativa para todos nós.

A Extensão como Componente Curricular

Legislação

A legislação que aponta para a curricularização da Extensão (ou seja, que ela se torne disciplinas) é a Resolução 07 de 18 de Dezembro de 2018.

Nela é dito que a extensão deve aparecer “na forma de componente curricular para os cursos de graduação” considerando importante a “organização para a pesquisa, interdisciplinaridade, debates políticoeducacionais, culturais, científicos e tecnológicos, a interação com a sociedade e aplicação de conhecimentos”.

Após definir como será a documentalização pelas Faculdades e Universidades, a resolução afirma que todas as instituições de Ensino Superior no Brasil tem até 3 anos para implementação do que ela define.

Ação Institucional e Breve Histórico

Na Faculdade Sapiens nossa adequação para a Legislação começou no ano de 2019 com os estudos sobre a operacionalização deste processo.

No ano de 2020 foram feitas reuniões envolvendo coordenadores de curso e professores, organizadas pela Diretoria Acadêmica.

No primeiro semestre de 2021 a Extensão já estava nos currículos da Faculdade Sapiens e sendo desenvolvido junto aos alunos dos Núcleos de Gestão, Engenharia e Tecnologias.

No segundo semestre de 2021 o curso de Direito foi envolvido no projeto e progressivamente iremos ampliar para todos os Núcleos/cursos.

Nosso caminho agora é expandir, aprimorar, fomentar a cultura da Extensão em nossa Faculdade, concordando com a Legislação e com a função social da prática!

Eixos Temáticos

Os conteúdos pertinentes às políticas de educação ambiental, de educação em direitos humanos e de educação das relações étnico-raciais, e o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena inovação e empreendedorismo, além das disciplinas acima citadas também são abordados na disciplina de extensão, nos seguintes eixos:

  • Sustentabilidade;
  • Inovação e Empreendedorismo
  • Diversidade Cultural e Social;
  • Esporte, Saúde e Lazer;
  • Direitos Humanos.

Nossos Eventos (2022.1)

Aula Experimental Engenharia

O evento teve como objetivo apresentar os cursos do Núcleo de Engenharia para a comunidade em geral, visando aproximar estudantes do ensino básico com a formação e atuação do profissional engenheiro em Rondônia e no Brasil.

Imposto de Renda na Prática

Este projeto tem como justificativa, orientar o aluno de ciências contábeis, sobre a elaboração/preenchimento correto, em relação ao IRPF, realizado de forma prática no laboratório tecnológico da Faculdade Sapiens.

Empreendedorismo Feminino

O empreendedorismo feminino vem crescendo no mundo inteiro, dando o incentivo necessário para a construção de uma sociedade mais justa, criando oportunidades de liderança para as mulheres. A possibilidade de conhecer outras realidades também é um ponto que se deve destacar muito, o projeto nos deu esta oportunidade, conhecer a realidade de diversas mulheres empreendedoras, trouxe novas inspirações, novas ideias de empreender. O presente projeto visou debater tais questões a partir da participação de mulheres empreendedoras no debate em relação com a comunidade acadêmica e circundante.

Torneio Sapiens de League of Legends

O jogo League of Legends é considerado um e-sport amplamente difundido pelo Brasil e pelo mundo. Alunos dos cursos de Tecnologia da Faculdade Sapiens se organizam com apoio da IES para ofertar e participar de torneios. Esta é uma ação constante de extensão.

Jornada Acadêmica

A jornada acadêmica é evento organizado semestralmente pelas Coordenações de núcleo e curso da Faculdade Sapiens com apoio da Diretoria Acadêmica e NUPPEX com o objetivo de trazer debates e formações para a comunidade acadêmica e circundante contemporâneos aos desafios de cada área de formação.

Está pronto para estudar conosco?

Inscreva-se agora!