Alunos da Uniron Sapiens apresentam projetos sobre saneamento ambiental, barragens e diques

Estudantes de Engenharias e Arquitetura aliaram teoria e prática em trabalhos que podem beneficiar sociedade porto-velhense

A tarde do último sábado (24) foi de muito aprendizado e trocas de experiências entre alunos das Engenharias e Arquitetura Uniron Sapiens. Todos se reuniram no Espaço Maker para apresentarem trabalhos no Projeto de Extensão IV na área de Gestão de Saneamento Ambiental e o Projeto de Extensão V - Barragens e Diques. 

Havia várias maquetes de usinas hidrelétricas, barragens de mineração e de açudes de várias regiões do Brasil. Rondônia foi especialmente representada em exposições que levaram detalhes e curiosidades das Usinas Hidrelétricas de Samuel, Santo Antônio e Jirau, todas estas na região de Porto Velho e Candeias do Jamari. 

“É uma experiência sensacional você aprender na prática a construção, desde a base até a estrutura. Aliar teoria na prática de como fazer uma barragem do zero, além de aprender quais os benefícios que aquela obra vai trazer para uma região. A gente apresentou a barragem de Orós, no Ceará, levou principalmente a água, que era extremamente difícil, além do desenvolvimento da agricultura”, disse Larissa Ferreira, aluna do 2º período de Engenharia Civil. 

Ela ainda complementou: “Essa integração entre os alunos de vários períodos é sensacional, pois não é somente um projeto. Tem vários períodos apresentando suas maquetes em diversos setores, seja na área elétrica, na área civil, mecânica e outras”.

O aluno Madson Brito, do 9º período de Engenharia Civil resolveu exibir uma obra também construída na região Amazônica: a Hidrelétrica de Balbina, que fica próxima a Manaus, capital do Amazonas. 

“Essa obra me chamou muito a atenção, pois quando vamos fazer um projeto na área de Engenharia, o planejamento é fundamental. Ela teve muitos problemas na área ambiental. Infelizmente, nossos governantes não seguiram ou não quiseram seguir os alertas já dados pelos cientistas naquela época, do pós-ditadura militar”, pontuou ele. 

Ele continuou: “Aqui foram apresentados vários projetos envolvendo diques e barragens, mas outros também na área sustentável, de saneamento ambiental. Existem vários locais no país que não tem acesso ao saneamento. É muito interessante estudar a geração de energia elétrica e a área ambiental, pois uma coisa está ligada a outra”. 

A atividade foi organizada pela Direção Acadêmica da Uniron Sapiens, por meio de seus professores Allan Gurgel (engenheiro e coordenador dos Cursos de Engenharias - Ambiental, Civil, Elétrica, Produção e Arquitetura), em parceria com o coordenador do Núcleo de Extensões, professor Matheus Lucas, que também é engenheiro.

“Nosso objetivo é trazer essa marca que eles podem levar para a carreira profissional e criar aquilo que chamamos de memória afetiva durante seu período acadêmico. Eles vão sempre se lembrar com muita satisfação essa possibilidade de desenvolver projetos onde vão analisar os impactos ambientais, suas consequências, com olhar crítico”, observou o professor e engenheiro Allan Gurgel. 

Os trabalhos foram desenvolvidos com a supervisão e orientação da professora e engenheira Natália Neves e tem como objetivo principal a vivência da prática profissional voltada para atuação do profissional na sociedade.

“Eles ainda fizeram maquetes com a representação do solo de toda a região. Nosso principal foco nas Engenharias e Arquitetura é transformar a vida das pessoas com uso das ferramentas adequadas”, encerrou Gurgel.

Texto: Felipe Corona

Data: 26/06/2023

  • Escrito por Lucas Cantisani em 11/07/2023 4:27
  • Evento

Comentários