CURSO
Jogos Digitais

Voltar Vestibular

O curso de Jogos Digitais mescla conhecimentos de Informática e Desenho. Para a Produção de Jogos, o perfil do profissional de jogos digitais da faculdade Sapiens irá atuar em duas áreas principais: programador e artista gráfico.

O artista gráfico é o profissional capacitado a construir uma representação gráfica de personagens e cenários e também responsável por definir a estética do jogo, algo que é essencial para a experiência do jogador, aprendendo a utilizar softwares específicos para a construção gráfica, edição de imagens, modelagem de cenários e animação de personagens.

O programador de jogos digitais desenvolve o código base do game, criando também a física, mecânica do jogo (por exemplo, como a dirigibilidade de um carro em um jogo de corrida muda com a pista molhada), o movimento dos personagens, entre outras coisas.

Quem pretende seguir uma carreira relacionada ao desenvolvimento de jogos digitais deve cultivar algumas qualidades importantes. Para começar, saber trabalhar coletivamente é fundamental. O desenvolvimento de um jogo geralmente envolve um número muito grande de pessoas que precisam interagir entre si para desenvolver o projeto. Saber explicar detalhes de sua área de trabalho para os colegas de outras áreas é fundamental, assim como documentar o próprio progresso. É muito desejável que este profissional tenha conhecimentos em inglês, uma vez que grande parte das ferramentas estão nesse idioma.

Duração: 5 semestres

Carga horária: 2.260

Carreira

O profissional formado em Jogos Digitais, sem dúvida, deve ser apaixonado por games. Além disso, é importante que o profissional aprecie um ambiente informal, porém bastante exigente. Geralmente as empresas desse setor são extremamente dinâmicas e competitivas. Paixão, comprometimento e alta performance são fundamentais para o sucesso e este profissional pode empreender como desenvolvedor independente (“indies”) de jogos ou atuando em empresas desenvolvedoras nacionais ou internacionais.

Mercado

O mercado de Jogos Digitais vem se profissionalizando no Brasil nos últimos anos. É uma característica comum deste ramo reunir empresas de cultura organizacional flexível, ambiente jovem e conectado à cultura dos jogos e equipes multidisciplinares. Hoje, pode-se dizer que o mercado de Jogos Digitais cresce em um cenário próspero e estável para o desenvolvimento profissional, havendo uma carência nacional e internacional de profissionais com essas habilidades e competências. Dentre os vários cargos de atuação pode-se citar: game designer, level designer, roteirista, programador, programador de efeitos especiais, ilustrador, texturizador, diretor de arte, artista de animação, modelador, produtor, gerente de produto, game tester e game instructor.

Remuneração

  • Os Salários variam de R$ 1.800 a R$ 18.000
Clique fora do campo ou botão para fechar