Sobre o curso

O curso de Marketing da UNISAPIENS considera as características vocacionais da região Norte e principalmente do estado de Rondônia no que se refere a economia, tecnologia, político-legal, cultura, social e natural. Esse olhar regional contribui para a construção de uma grade curricular moderna, com visão global e missão de ensinar os alunos a “aprender a aprender”, “aprender a fazer”, “aprender a ser”, sem barreiras geográficas ou virtuais.

A UNISAPIENS investe em recursos humanos através de um corpo docente e equipe de apoio qualificada, tecnologia de ponta, infraestrutura moderna com espaço maker, contribuindo para um ambiente de colaboração, co-criação e inovação aberta. A instituição considera o uso das metodologias ativas e seus recursos, assim como a taxonomia de bloom.

Duração: 4 semestres

CARREIRA

O profissional de marketing, essencialmente, é responsável pelo composto: Produto, Distribuição, Preço e Comunicação Integrada, num contexto de macro e microambiente. Sua atuação é fundamental para que uma empresa obtenha vantagem competitiva e consequentemente share.

O Marketólogo tem atribuição e competência para identificar novas oportunidades de negócios, novos mercados ou produtos/serviços, por meio das pesquisas de mercado, que exige monitoramento das tendências e cenários.

Outra competência necessária é o mapeamento das necessidades e desejos dos públicos de interesse, dentro de um mercado de massa, segmento, nicho ou one-to-one, sob a luz das teorias comportamentais.

O Marketólogo desempenha o papel de guardião da marca, ou seja, gestor de branding, construindo um posicionamento de mercado através da comunicação verbal e visual, com foco na relação Business to Business ou Business to Consumer, além de ser responsável pela elaboração, gestão e monitoramento do planejamento de marketing. Atua nos níveis estratégico, tático e operacional.

O ciclo da carreira tem início na posição de assistente, analista, supervisor, coordenador, gerente, diretor ou CMO (Chief Marketing Officer).

Terão habilidade e competência para desempenhar a função no cargo de: Gerente de Marketing, Analista de Marketing, Coordenador de Marketing, Diretor de Marketing, Supervisor de Marketing, Consultor de Marketing, Gerente de Produto, Gerente de Marca, Gerente de Relacionamento, Gerente de Trade Marketing, Gerente de Pesquisa, Gerente de Contas, Gerente Comercial, Executivo de Contas, Analista de Produto, Analista de Inteligência de Mercado, Assistente de Marketing, Analista de Comunicação Integrada, Líder de VM – Visual Merchandising e consultoria.

MERCADO

Os profissionais de Marketing podem ocupar posições nas seguintes empresas e instituições públicas e/ou privadas: Agência de Publicidade e Propaganda, Estúdio de Branding, Institutos de Pesquisas, Veículos de Comunicação como TV, Rádio, Jornal, Gráficas, no setor público nas Assessoria de Comunicação Integrada, Assessoria de Imprensa, no varejo com loja física e sem loja (e-Commerce ou Marketplace), agronegócio, trading com foco em marketing internacional, rede hoteleira e hospitalar em fábricas e startups.

As empresas de pequeno, médio e grande porte contratam profissionais Marketólogo, com objetivo de definir posicionamento de mercado, gestão da amplitude, sortimento e ciclo de vida dos produtos, inteligência de mercado e comercial com foco na identificação de novas oportunidades de negócios, definir precificação e estratégia distribuição, gestão de branding, estudo de segmentação e persona, além de planejamento estratégico e tático de comunicação integrada, além de apoio na área comercial com ações promocionais e gestão do relacionamento com os clientes, através do CRM, régua de relacionamento e plano de internacionalização.

 

GESTÃO E DOCENTES

COORDENADOR: Profº. Me. Ruy Fernandes da Silva Costa

Docente Curso Titulação
ANDREWS REGIS BOTELHO ADMINISTRAÇÃO/MARKETING ESPECIALISTA
BENEDITO PEREIRA TELES JUNIOR MARKETING ESPECIALISTA
BENITO DA SILVA FRANCO ADMINISTRAÇÃO/CIÊNCIAS CONTÁBEIS MESTRE
CARLOS ANDRÉ BARBOSA DE JESUS ADMINISTRAÇÃO/CIÊNCIAS CONTÁBEIS MESTRE
CHIRLANY DA SILVA MENDANHA CARVALHO ADMINISTRAÇÃO/CIÊNCIAS CONTÁBEIS/MARKETING MESTRE
DAIANE SANTOS LIMA ADMINISTRAÇÃO/CIÊNCIAS CONTÁBEIS ESPECIALISTA
FERNANDO DE MATOS E SILVA ADMINISTRAÇÃO/CIÊNCIAS CONTÁBEIS/MARKETING ESPECIALISTA
FELIPE WALLACE GONÇALVES ALEXANDRE ADMINISTRAÇÃO/CIÊNCIAS CONTÁBEIS ESPECIALISTA
RAIMUNDO LAZARO DA SILVA ADMINISTRAÇÃO/CIÊNCIAS CONTÁBEIS/MARKETING ESPECIALISTA
RUY FERNANDES DA SILVA COSTA ADMINISTRAÇÃO/CIÊNCIAS CONTÁBEIS MESTRE

 

 

REMUNERAÇÃO

A média salarial dos cargos variam conforme a posição hierárquica:

CMO Marketing – R$ 20.000,00

Gerente de Marketing – R$ 11.600,00

Analista de Marketing – R$ 3.000,00

Assistente de Marketing – R$ 1.500,00